Rua Senador Lúcio Bittencourt, 90
Carlos Prates | Belo Horizonte
MG - CEP 30710-070

Tecnologias de impressão: tudo o que você precisa saber para vender mais no PDV

tecnologias de impressão

Na hora de imprimir materiais de merchandising no Ponto de Venda, existe sempre uma preocupação comum: entender quais elementos impactam na qualidade e no resultado de uma impressão.

Se você é dono de empresa, responsável pela área de compras, produtor gráfico ou profissional de Marketing, certamente já teve de avaliar os fornecedores e as tecnologias de impressão mais indicadas para produzir peças para o PDV.

Por isso, escrevemos este artigo com algumas dicas sobre as principais tecnologias de impressão que estão disponíveis no mercado.

Serigrafia: excelente custo benefício

A impressão serigráfica é a mais recomendada para altas tiragens. Ela apresenta excelente custo benefício.

O processo é cuidadoso. A pressão de um rodo ou puxador permite o vazamento da tinta na tela, que é esticada em um quadro de madeira, alumínio ou aço.

Em seguida, a tela é preparada com uma emulsão fotossensível e posicionada sobre um fotolito. Depois, segue para uma mesa de luz.

As partes escuras do fotolito equivalem às porções que se encontrarão vazadas na tela, possibilitando a transferência da tinta para o tecido.

As partes claras são impermeabilizadas com a solidificação da emulsão fotossensível exposta à luz.

É utilizada uma matriz para cada cor da impressão. O resultado final é um material impresso com qualidade.

Por isso mesmo, a serigrafia segue sendo umas das opções mais solicitadas pelos clientes.

serigrafia

OFFset UV: a tecnologia de impressão mais sustentável

A tecnologia de impressão OFFset UV consiste na exposição das tintas à luz ultravioleta durante o processo de secagem.

Nesse processo, como o solvente das tintas não contém substâncias químicas, a impressão OFFset UV é considerada a mais sustentável entre as tecnologias de impressão.

Empresas ambientalmente responsáveis têm priorizado a impressão OFFset UV para produzir materiais de merchandising para Ponto de Venda.

Versatilidade

Assim como a Serigrafia, a impressão em OFFset UV pode ser utilizada em praticamente todos os tipos de superfícies, como acrílico, MDF, lona e outros.

Além disso, possibilita acabamentos e efeitos especiais com as cores.

Adesivo produzido pela Seriana em Offset.

Qualidade de imagem

Outra vantagem da impressão em Offset UV é a sua altíssima qualidade. Em especial, quando é necessário obter e destacar uma cor específica.

Esse é um tipo de impressão muito recomendado para o Ponto de Venda, pois as peças de merchandising quase sempre ficam bem próximas do consumidor.

Assim como ocorre com a impressão serigráfica, a tecnologia Offset UV também é indicada para altas tiragens.

Impressão Digital: para pequenas tiragens e produções urgentes

A Impressão Digital é a mais recomendada para trabalhos com tiragens pequenas e que exigem prazos curtos de produção.

Esse processo de impressão ocorre basicamente por meio da conexão entre um computador e uma impressora com alto nível de qualidade.

O arquivo digital é transferido direto para a superfície, sem que matrizes físicas sejam necessárias.

Testeira produzida pela Seriana em Digital.

Diversidade de peças no PDV

A solicitação de pequenas tiragens em Impressão Digital é resultado da necessidade de diversificar as peças de merchandising para chamar a atenção do consumidor no PDV.

A Impressão Digital contribui de maneira marcante para a personalização dos produtos em ações de merchandising.

Quanto mais personalizada for a ação e quanto maior for a diversidade de peças, melhor será o resultado da comercialização no Ponto de Venda.

Tiragens pequenas e rapidez na entrega fazem das Impressões Digitais as mais indicadas em casos de ações personalizadas no PDV.

Qual das tecnologias de impressão é a melhor?

Serigrafia, Offset UV, Digital. Cada uma das tecnologias de impressão apresenta suas características e vantagens próprias.

Na hora de decidir por uma delas, o mais importante é você saber qual é a sua prioridade, de acordo com ações específicas e seus objetivos em relação ao Ponto de Venda.

Em geral, produtividade e agilidade têm sido os critérios de maior peso na escolha de uma tecnologia de impressão.

Menor preço; maior ou menor tiragem; prazo curto para a produção; sustentabilidade ambiental. Seja qual for a sua necessidade, sempre haverá uma boa opção ao seu dispor.

Quer receber um atendimento personalizado para ajudá-lo a fazer boas opções? Entre em contato pelo nosso WhatsApp (31) 97157-3003 e converse com um de nossos Consultores de Vendas.

Fale com a Seriana

  • Newsletter

    Inscreva-se e receba nossas novidades