Tecnologias de impressão: tudo o que você precisa saber

Na hora de imprimir materiais de merchandising no Ponto de Venda, existe sempre uma preocupação comum: entender quais elementos impactam na qualidade e no resultado de uma impressão.

Se você é dono de empresa, responsável pela área de compras, produtor gráfico ou profissional de Marketing, certamente já teve de avaliar os fornecedores e as tecnologias de impressão mais indicadas para produzir peças para o PDV.

Por isso, escrevemos este artigo com algumas dicas sobre as principais tecnologias de impressão que estão disponíveis no mercado.

Serigrafia: excelente custo benefício

A impressão serigráfica é a mais recomendada para altas tiragens. Ela apresenta excelente custo benefício.

O processo é cuidadoso. A pressão de um rodo ou puxador permite o vazamento da tinta na tela, que é esticada em um quadro de madeira, alumínio ou aço.

Em seguida, a tela é preparada com uma emulsão fotossensível e posicionada sobre um fotolito. Depois, segue para uma mesa de luz.

As partes escuras do fotolito equivalem às porções que se encontrarão vazadas na tela, possibilitando a transferência da tinta para o tecido.

As partes claras são impermeabilizadas com a solidificação da emulsão fotossensível exposta à luz.

É utilizada uma matriz para cada cor da impressão. Assim, o resultado final é um material impresso com qualidade.

Por isso mesmo, a serigrafia segue sendo umas das opções mais solicitadas pelos clientes.

serigrafia
serigrafia

OFFset UV: a tecnologia de impressão mais sustentável

A tecnologia de impressão OFFset UV consiste na exposição das tintas à luz ultravioleta durante o processo de secagem.

Nesse processo, como o solvente das tintas não contém substâncias químicas, a impressão OFFset UV é considerada a mais sustentável entre as tecnologias de impressão.

Empresas ambientalmente responsáveis têm priorizado a impressão OFFset UV para produzir materiais de merchandising para Ponto de Venda.

Versatilidade

Assim como a Serigrafia, a impressão em OFFset UV pode ser utilizada em praticamente todos os tipos de superfícies, como acrílico, MDF, lona e outros.

Além disso, possibilita acabamentos e efeitos especiais com as cores.

offset
offset

Qualidade de imagem

Outra vantagem da impressão em Offset UV é a sua altíssima qualidade. Em especial, quando é necessário obter e destacar uma cor específica.

Esse é um tipo de impressão muito recomendado para o Ponto de Venda, pois as peças de merchandising quase sempre ficam bem próximas do consumidor.

Assim como ocorre com a impressão serigráfica, a tecnologia Offset UV também é indicada para altas tiragens.

Impressão Digital: para pequenas tiragens e produções urgentes

A Impressão Digital é a mais recomendada para trabalhos com tiragens pequenas e que exigem prazos curtos de produção.

Esse processo de impressão ocorre basicamente por meio da conexão entre um computador e uma impressora com alto nível de qualidade.

O arquivo digital é transferido direto para a superfície, sem que matrizes físicas sejam necessárias.

Digital
Digital

Diversidade de peças no PDV

A solicitação de pequenas tiragens em Impressão Digital é resultado da necessidade de diversificar as peças de merchandising para chamar a atenção do consumidor no PDV.

A Impressão Digital contribui de maneira marcante para a personalização dos produtos em ações de merchandising.

Quanto mais personalizada for a ação e quanto maior for a diversidade de peças, melhor será o resultado da comercialização no Ponto de Venda.

Tiragens pequenas e rapidez na entrega fazem das Impressões Digitais as mais indicadas em casos de ações personalizadas no PDV.

Qual das tecnologias de impressão é a melhor?

Serigrafia, Offset UV, Digital. Cada uma das tecnologias de impressão apresenta suas características e vantagens próprias.

Na hora de decidir por uma delas, o mais importante é você saber qual é a sua prioridade, de acordo com ações específicas e seus objetivos em relação ao Ponto de Venda.

Em geral, produtividade e agilidade têm sido os critérios de maior peso na escolha de uma tecnologia de impressão.

Menor preço; maior ou menor tiragem; prazo curto para a produção; sustentabilidade ambiental. Seja qual for a sua necessidade, sempre haverá uma boa opção ao seu dispor.

Quer receber um atendimento personalizado para ajudá-lo a fazer boas escolhas? Entre em contato pelo nosso WhatsApp (31) 97157-3003 e converse com um de nossos Consultores de Vendas.

Fale com a Seriana

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Post relacionados

TAGS
Acabamento GráficoAcabamentos EspeciaisAção de MerchandisingAções de MerchandisingAdesivoAdesivo para VidroAdesivo perfurado para carrosambientaçãoAmbientação de lojaAtivação de marcasAtivação em EventosBalcão DesmontávelBalcão PromocionalBalcões PromocionaisBanners.Brindes para eventosCampanha de Dia das MãesCampanha de MerchandisingCampanha de NatalCampanha SazonalCampanhas SazonaisCaracterizaçãocavaleteClip Stripsclip-stripComunicação VisualCortescovid-19CrossCross MerchandisingCubo Promocionaldatas comemorativasDecisão de compraDia das MãesDia das Mães no PDVDicas de MerchandisingDisplayDisplay de Alcool GelDisplay de Mesadisplay de produtosDisplay ExpositorDisplay MerchandisingEPIescala de cores CMYKEstoque de produçãoEstratégia de MerchandisingEstratégias de MarketingEstratégias de MerchandisingEstratégias de Trade Marketingface shieldFaixafita-crossGigantografiagráficaimpressãoimpressão de materiais gráficosImpressão Digitalimpressão gráficaJornada de CompraLeque PromocionalLogísticaLogística de ProduçãolojaLoja de Conveniêncialoja físicaMarketingMarketing de Experiênciamarketing sazonalmáscara de tecidoMáscarasMatéria-primaMateriais de MerchandisingMateriais de PDVMateriais GráficosMateriais PromocionaisMaterial de campanhaMerchandisingMerchandising de NatalMerchandising no PDVMerchandising para o Dia das MãesMerchandising para o NatalMerchandising para PDVMóbilenatalOffSet UVOmnichannelPDVPeça de Merchandisingpeça-de-merchandinsingpeças de merchandisingPeças GráficasPlacas de Merchandising.Placas para MerchandisingPlacas Personalizadasplanejamento de marketingPonto de VendaPonto ExtraPontos ExtrasPositivaçãoPrecificadoresProdução GráficaProduto GráficoProdutos gráficosPromocionalPromotor de VendaPromotor de Vendasprotetor facialPSPVCRéguas de gôndolaRéguas de gôndolasRelevosRéplica GigantografiaserigrafiaSerrilhadosShoppingssinalizaçãosistema de coresStopperSubstratosTécnicas de impressãoTécnicas de MerchandisingTecnologiaTecnologia de impressãoTesteirasTotemTrade MarketingVincosVisual MerchandisingWobblerWobblers