Clip Strip como estratégia de Cross Merchandising

O Clip Strip também é chamado de Fita Cross. E esse “segundo nome” representa exatamente a sua finalidade principal: o Cross Merchandising no Ponto de Venda.

O Cross Merchandising aproxima nas prateleiras produtos que tenham relação direta de consumo entre eles.

Essa estratégia de associar um produto a outro contribui muito para o aumento das vendas no PDV, pois leva o consumidor a ampliar sua lista inicial de compras.

Exemplo de sucesso em supermercados são os pacotes de queijos ralados. Assim, além de marcarem presença na seção de queijos, também são expostos ao lado de massas e molhos.

Utilização do Clip Strip como ferramenta estratégica de Cross Merchandising

O Clip Strip é uma ferramenta visual de alerta! Serve para estimular compras por impulso ou por conveniência.

Por isso, é indicado que apresente cores vibrantes, capazes de o destacar nas gôndolas em meio a outros produtos e materiais.

Também é importante aplicar nele mensagens curtas, claras e objetivas, de forma a atrair a atenção imediata do cliente.

A função básica de um Ponto de Venda é atender bem às necessidades do consumidor. Aproximar e agrupar produtos afins, por exemplo, facilita a vida do cliente e o faz comprar mais.

O Cross Merchandising contribui também para evitar grandes caminhadas dentro do Ponto de Venda. Especialmente se o consumidor deseja fazer uma compra rápida.

Se estiver com pressa (o que é muito comum nos dias de hoje), o cliente vai ficar satisfeito ao encontrar tudo o que precisa lado a lado.

Dessa forma, o Clip Strip favorece a chamada “venda casada”, independentemente dos produtos que estão sendo oferecidos.

Como o Clip Strip pode ser produzido

O Clip Strip é aquela tira plástica que tem pequenas cavidades ao longo da sua extensão. Elas funcionam como encaixes, na medida exata para pendurar as embalagens dos produtos.

clip strip 2

Geralmente, o Clip Strip tem uma testeira na parte superior, na qual é possível trabalhar a identidade visual da empresa, a marca, uma ação ou promoção.

Pode ser produzido em polipropileno (PP), poliestireno (PS) ou PVC. E impresso em  off-set, digital ou serigrafia.

Esses materiais plásticos conferem grande resistência e durabilidade ao Clip Strip. Assim, possibilitam a sua utilização por longos períodos.

Existem vários modelos: tradicional; universal; de presilha; patinha; entre outros. Há até formatos anti-furto!

Os tamanhos também podem variar. No modelo tradicional, com testeira, geralmente é produzido em 13,5 x 60 cm. Sem testeira, no formato 4 x 60 cm.

A personalização do Clip Strip é de baixo custo quando produzida em grandes quantidades. Dessa forma, esses pedidos acontecem especialmente para padronização de marcas que estão distribuídas em diversos Pontos de Venda.

Quais tipos de produtos usar no Clip Strip

O Clip Strip é muito utilizado em Pontos de Venda que comercializam produtos alimentícios: supermercados, lojas de conveniência, farmácias, por exemplo.

É ótimo para pendurar produtos pequenos que, sozinhos, têm pouco destaque. Também para dar maior visibilidade às últimas unidades de um item.

Ele não deve ser usado para produtos muito pesados. Assim, é preciso se certificar de que a embalagem suportará o peso do conteúdo.

Para atrair o consumidor, é importante fazer a reposição periódica dos produtos no Clip Strip.

Como dispor o Clip Strip no PDV

O fato de ser facilmente aplicável é outra vantagem do Clip Strip. Ele pode ser disposto em gôndolas, prateleiras, direto nos caixas ou em outros locais.

Caso seja possível, privilegie aplicá-lo na altura dos olhos. Essa área nobre contribui ainda mais para as vendas.

Devem ser disponibilizados os produtos com maior afinidade de associação diante dos outros que estão na seção.

Criando pontos extras com o Clip Strip

Os chamados “pontos extras” são muito usados em campanhas sazonais de incentivo, em locais estratégicos dentro do Ponto de Venda.

Geralmente são temporários ou rotativos. Dessa forma, podem ser desenvolvidos para qualquer tipo de apresentação de produtos que estejam fora do seu ponto original.

Exemplo: ao exibirmos um Clip Strip de achocolatado no setor de leite, estamos criando um ponto extra para este produto complementar.

O ponto extra é muito utilizado quando é preciso ter agilidade e baixo custo para aumentar as vendas de um produto específico.

Conclusões sobre o uso do Clip Strip

O Clip Strip é uma peça de merchandising tão poderosa quanto o Wobbler, a Régua de Gôndola ou um Móbile. Saber explorá-lo da forma correta pode significar baixo investimento com altos resultados.

É uma solução versátil, útil para diversos tipos de segmentos. E pode ser fixado nos mais variados pontos estratégicos do PDV, com fácil instalação e locomoção.

Favorece também à economia de tempo, considerando a facilidade de transporte. Assim, é possível locomover o Clip Strip de uma gôndola para outra, sem retirar os produtos dele.

Uma outra vantagem do Clip Strip é a flexibilidade de customização ou personalização, sem grandes impactos no preço. Cores, imagens e medidas, por exemplo, podem ser facilmente alterados.

Utilize essa peça no PDV. Assim como os outros materiais de Merchandising, o Clip Strip pode trazer excelentes resultados nas vendas.

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